Congregação Judaica Shaarei Shalom – שערי שלום

Tempo de leitura: 4 Minutos

Parashat Vayakhel – Shemot/Êxodo 35:1 -38:20

Rabino Yehonasan Gefen

A Parasha começa com uma exortação para observar o Shabat: “Por seis dias o trabalho será feito e o sétimo dia será sagrado para você, um dia de completo descanso para Deus; quem o fizer será morto.” (1) Os comentaristas perguntam: a redação da Torá nesta frase precisa de explicação; deveria ter sido dito, “por seis dias você fará o trabalho” no sentido ativo, ao invés de “o trabalho será feito” na forma passiva. (2) Eles explicam que a Torá está nos ensinando sobre a atitude que uma pessoa deve ter que irá capacitá-la a ter a coragem de se abster de fazer melacha (atividade proibida) no Shabat. Ao longo da semana, a pessoa é obrigada a trabalhar para ganhar seu sustento, ela não pode sentar e esperar que Deus providencie para ela se ela não fizer nenhum esforço. Ele é obrigado a se esforçar (hishtadlus) por causa do decreto que Deus colocou sobre a humanidade após o pecado de Adão. No entanto, na verdade, seus esforços não são a razão de seu sucesso, mas Deus é sua única fonte. No Shabat, Deus nos manda abster-nos de atividades criativas para reconhecer isso e que todo o trabalho que fazemos durante a semana é apenas parte do decreto para trabalhar. No entanto, se alguém passa a acreditar que seus esforços físicos são de fato a causa de seu sustento, então ele achará muito difícil abster-se de trabalhar no Shabat; ele pensa que quanto mais ele trabalha, mais ele ganhará e, portanto, é lógico para ele trabalhar no Shabat, bem como no resto da semana. Em resposta a esta atitude errônea, a Torá nos diz que se deve ver o trabalho que ele faz em um sentido passivo – que na verdade ele não faz o trabalho, ao contrário, é feito para ele. Deus, por assim dizer, faz o trabalho e provê o sustento de cada pessoa. Se alguém reconhecer isso, achará muito mais fácil abster-se de trabalhar no Shabat porque percebe que, na verdade, seu trabalho não é a causa de seu sustento. (3) Parece que esta lição não se limita a evitar os 39 melachot proibidos pela Torá. Há uma proibição rabínica de falar sobre melacha que se planeja fazer no resto da semana. (4) Fazer isso também mostra um nível de falta de apreciação da lição do Shabat de que Deus fornece o sustento da pessoa. Além disso, embora seja tecnicamente permissível pensar sobre melacha no Shabat, não deixa de ser louvável evitar tais pensamentos completamente. (5) Tal nível reflete uma verdadeira apreciação de como o Shabat é um reflexo do fato de que Deus governa o mundo, e que os próprios pensamentos de melacha não trazem nenhum benefício. Essa ideia é trazida pelo Talmud no Shabat: A Guemará conta a história de um homem justo que viu que havia um buraco na cerca de seu campo no Shabat. Ele pensou em consertá-lo depois do Shabat e então se lembrou de que era o Shabat e se sentiu culpado por pensar em melachá no Shabat. Como uma demonstração de pesar, ele decidiu nunca consertar aquela cerca e como recompensa um milagre aconteceu e uma árvore de alcaparra cresceu, da qual ele foi capaz de sustentar a si mesmo e sua família. (6) Existem duas dificuldades com este Guemará: Em primeiro lugar, por que ele se absteve de consertar a cerca – qual foi a vantagem de fazer isso e como isso poderia corrigir seu erro inicial? Em segundo lugar, qual foi o significado da recompensa que ele recebeu, como isso foi uma resposta medida por medida à sua decisão de nunca construir a cerca? Parece que podemos responder a esses problemas por meio do princípio que estamos discutindo. Quando este homem justo viu a cerca, ele pensou em consertá-la, esquecendo momentaneamente a lição do Shabat, que Deus é a fonte do sustento de uma pessoa e que os esforços do homem são inúteis sem a ajuda de Deus. Para retificar esse “erro”, ele decidiu nunca consertar a cerca para demonstrar que realmente reconhecia que seus próprios esforços não eram a causa de seu sustento. Como recompensa por essa atitude, Deus mostrou-lhe medida por medida que ele estava certo, e deu-lhe uma nova fonte de renda, a alcaparra, sem nenhuma contribuição do próprio homem! Isso provou que Deus pode prover uma pessoa com seu sustento, independentemente de seus esforços. Durante a semana, é muito difícil ver através da ilusão de que os esforços do homem não são a verdadeira causa de seu sustento e que Deus é o único Provedor. O Shabat fornece ao homem a oportunidade de ver claramente que todos os seus esforços são desnecessários. (7) No Shabat, enquanto o resto do mundo continua se esforçando para ganhar a vida por meio do esforço, os judeus praticantes descansam de tal atividade, reconhecendo que Deus governa o mundo sem precisar da ajuda do homem. Como vimos, essa atitude não se expressa apenas evitando a melacha, mas também evitando falar sobre a melacha. O nível mais alto é até mesmo evitar pensar na melacha que precisa ser feita. Todas essas proibições devem incutir em nós a compreensão de que todas as nossas realizações ao longo da semana só acontecem porque Deus assim o deseja.


NOTAS

NOTAS

1. Vayakhel, 35: 2.

2. Ver Parshat Yisro, 20: 9 onde a Torá diz, “você trabalhará” e Parshat Ki Tisa, 31:15 onde diz, “o trabalho será feito.”

3. Ver Tallelei Oros, Parshat Vayakhel, p.279; Darchei Mussar, Parshat Vayakhel, pp. 136-7.

4. Shulchan Aruch, Orach Chaim, Simun 307, Sif 1. Uma exceção a isso é quando a melacha envolve uma mitzvá de algum tipo (Veja Mishna Berurah, sk., 1 para detalhes deste heter).

5. Siman 306, Sif 8.

6. Shabat, 150b, conforme explicado pelo Taz, Simun 307, sk.14, na segunda explicação que ele escreve é o ikar pshat.

7. Como foi apontado anteriormente, isso não significa que não seja necessário fazer qualquer hishtadlus físico – após o pecado de Adam HaRishon, existe um decreto que diz que o homem deve ‘trabalhar com o suor de sua testa’.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *