Congregação Judaica Shaarei Shalom – שערי שלום

Tempo de leitura: 7 Minutos

Por Rabbi Zave Rudman

 Forjando uma aliança eterna e imutável.

Bereshit/Gênesis 11:26 – 17:27

Introdução

O povo judeu foi escolhido duas vezes. A segunda vez foi quando Deus conduziu a nação para fora do Egito, o mar foi dividido, e eles recebem a Torá no Monte Sinai. Esses acontecimentos importantes consolidam a relação entre Deus e seu povo para a eternidade.

Outro evento, no entanto, lançou as bases para essa escolha. Esta foi a escolha da pessoa que foi o progenitor do povo judeu – Abraão. Mas o paralelo com o exílio e a redenção judaica do Egito não parece completo: em nenhuma parte da Torá encontramos uma série de eventos de abalar estruturas que precedem a escolha de Abraão.

A fim de apreciar plenamente a jornada que Abraão fez, vamos examinar as interações entre Deus e Abraão que levam ao selamento de sua aliança. Este processo tem três fases:

  • Lech Lecha – “Vai-te de sua casa.” Isto é quando Deus primeiro escolhe Abraão. (Bereshit/Gênesis 12: 1)
  • Brit Bein HeBetarim – A visão que Deus mostra a Abraão da história eterna do povo judeu; Exílio e redenção final (Gênesis capítulo 15)
  • Brit Milah – a Aliança da circuncisão que ocorre quando Abraão tem 99 anos (Bereshit/Gênesis 17)

Cada uma delas é uma experiência única e seminal que contribui para a fundação completa do povo judeu.

Vai-te

A parashá de Noach termina com a história de Terach (Bereshit/Gênesis 11:26). Ele é a nona geração desde Noach(Noé), e ele e sua esposa Amatlai1 (seu nome é uma boa questão de trivia) têm três filhos: Nachor, Haran e Avracham (então chamado Avram). A Torá nos diz que Abraão se casa com Sarai, filha de Haran, e quando Haran morre, Abraão e Sarai começam a viajar de Ur Kasdim para a terra de Canaã. Neste ponto, não há nada de especial mencionado sobre Abraão; Nenhum ato de auto-sacrifício para Deus.

A próxima parashá, Lech Lecha, começa com uma das mais poderosas declarações de Deus para o homem: “Vai-te”, declara Deus. “Abandone a sua terra, povo e lugar de nascimento para me seguir.”

Nós esperávamos que qualquer pessoa racional respondesse a tal pedido, “Ok, então onde eu deveria ir?” No entanto, Abraão não faz perguntas. Ele aceita que a jornada em direção a Deus requer com um ato de fé.

Mas um fato fundamental nem sequer é mencionado. Por que Abraão? O que aconteceu antes disso o que levou Deus a considerar desafiar Abraão com essa tarefa?

O Midrash, um conjunto de tradições orais transmitidas através das gerações, preenche as informações que faltam: Em idade jovem, Abraão percebeu que deveria haver uma força primária que governa o mundo, e ele concluiu que o mundo politeísta de seus pais está incorreto . A família de Abraão possuía e operava uma loja de ídolos de sucesso; Abraão chamou pra si a responsabilidade de destruir a mercadorias2.

Armado com a confiança da existência de Deus, Abraão prossegue não só para mudar sua própria vida, mas para promulgar esta nova compreensão do mundo. Ele trouxe convidados para a sua tenda, que estava aberta para todos os quatro lados e acampar bem no meio de uma caminho entre cidades.3 Abraão também escreveu um livro de 400 capítulos refutando a idolatria.4 E ele suportou todos os tipos de escárnio e perseguição por mantendo crenças que eram, pelo menos, politicamente incorretas.

De fato, a Torá o chama de Avraham Ha-Ivri 6 – Abraão o hebreu. Ha-Ivri é traduzido literalmente como “aquele que está do outro lado”. O mundo inteiro estava de um lado, com Abraão firme do outro.

Nimrod, como o líder mundial mais poderoso da época, era o mais ameaçado pelas idéias de Abraão de um Deus supremo. Então Nimrod lançou Abraão em uma fornalha ardente, dizendo: “Vamos ver o seu Deus, salve-lo agora.” Abraão emergiu ileso. Deus o salva milagrosamente, e ele sai do país seguido por um grande grupo de estudantes a quem ele revelou a sublime ideia do monoteísmo. 8

Esses contos do midrash formam a base do que faz o povo judeu. Então, por que tudo isso está faltando no texto da Torá ?!

A resposta está na dicotomia do conceito de escolha. Se Deus nos escolheu por causa de uma razão específica, então, quando a razão mudar, poderíamos ser “não escolhidos”. Da mesma forma, se “escolhemos” Deus, também podemos “não escolher”. Isso levaria a relação do povo judeu com Deus de uma aliança imutável, a um contrato qualificado que poderia ser quebrado.

Mas o povo judeu deve ser a nação eterna. Como Deus diz a Abraão: “E estabelecerei o meu pacto entre mim e vós e os vossos descendentes depois de vós, pelas suas gerações, uma aliança eterna, para serdes vosso Deus e o Deus dos descendentes depois de vós” (Bereshit/Gênesis 17: 7).

Se eu escrever um contrato e excluir determinadas condições que foram originalmente acordadas oralmente, estou tornando o acordo independente dessas condições. Então sim, Deus escolheu Abraão devido à sua visão única e dedicação. Mas, ao não contar as razões dessa escolha na narrativa da Torá, e apenas revelá-las na Torá Oral, o acordo substitui essas condições e é imutável e inquebrantável. É por isso que Deus começa a história do povo judeu sem uma introdução. Nós e Deus estamos em um acordo que não tem condições prévias, então nada pode quebrá-lo.

Futuro judaico

A próxima aliança é Brit Bein HeBetarim. Abraão acaba de derrotar uma aliança de quatro dos reis mais poderosos em seu tempo (Bereshit/Gênesis 14). Ele então clama a Deus: “O que vale tudo se eu não tiver progênie para continuar minha vida” (Gênesis 15: 2).

Noé também sabia sobre Deus, assim como seu filho e netos Shem e Eber tiveram uma yeshiva! Então, de que modo foi que Abraão tão diferente que ele foi escolhido para iniciar o povo judeu?

O Midrash compara o conhecimento espiritual a uma garrafa de perfume. Se você deixar a garrafa de perfume enrolada e parada em um canto, para quê serve? 9 Shem e Ever foram como um frasco fechado de perfume, foram estudar em um canto em algum lugar.

O que torna Abraão único não é apenas que ele reconheceu Deus, mas que ele entendeu que essa realidade precisa afetar o mundo inteiro. Deus criou a humanidade para ter um relacionamento com Ele. Portanto, se o homem ignora Deus, isso é (por assim dizer) um defeito no universo. Então Abraão saiu e ensinou as pessoas sobre o monoteísmo. Ele colocou a sua tenda no meio de uma encruzilhada para que qualquer um que viajasse entre essas duas cidades passasse por ali e ele as ensinasse. Abraão não se via como um indivíduo tentando se aperfeiçoar, mas como o progenitor de um movimento para trazer a existência de Deus em perfeita clareza.

Assim, quando Abraão se estende além de si mesmo, Deus retribui. Deus assegura a Abraão em Brit Bein HeBetarim, tomando Abraão através da história do povo judeu. Deus lhe fala sobre o Templo e a conexão única entre Deus e o povo judeu. Abraão percebe que o compromisso é seguro: Se você está preocupado com o futuro de Deus, então Deus se preocupará com seu futuro.

Mas Abraão não está satisfeito, e antecipa a queda potencial do povo judeu que pode levar ao exílio. Pode haver uma relação entre Deus e seu povo no exílio? Deus responde fazendo com que Abraão caia num sono profundo e lhe mostre que mesmo quando a história do povo judeu é escura e assustadora, a conexão permanecerá e, em última instância, levará à redenção. (Bereshit/Gênesis 15:12-14)

Sinal físico

A terceira e última aliança é Brit Milah – a circuncisão. Com este ato, Deus pede a Abraão que tome os ideais adotados até agora e os torne uma parte física do povo judeu. Antes de avançar com isso, Abraão consultou seus discípulos. Ele estava preocupado que tal passo radical iria cortá-lo do resto da humanidade e criar uma barreira que não lhe permitiria continuar a influenciar a sociedade. Não era uma questão de obedecer ou não ao comando de Deus; Em vez disso, a pergunta de Abraão era se ele deveria torná-lo conhecido publicamente ou mantê-lo privado.

Um dos confidentes de Abraão, um homem chamado Mamrey, disse que se ele estava tentando despertar a consciência das pessoas sobre Deus, então ele deve torná-lo público. Abraão o tomou como um bom conselho e decidiu divulgar a circuncisão. Este último passo irrevogável é a conclusão do processo que começou quando Abraão escolheu primeiro reconhecer Deus.10

A justaposição da circuncisão e o nascimento de Isaac não é coincidência. Somente quando há uma aliança inquebrável entre Deus e Abraão, Abraão pode trazer descendência para o mundo e ter certeza de que eles continuarão sua visão. Este é seu objetivo final, uma comunidade auto-perpetuadora amarrada irrevogavelmente a Deus.

Este é o legado de Abraão. E mesmo que seja passado de geração em geração, cada judeu é confrontado com o chamado de Lech Lecha – Vá-te! Ficamos presos em uma rotina de pressão amigos. Velhos amigos. Velhos hábitos. Este desafio é apresentado a todas as pessoas em todos os momentos. Forja sua conexão individual com Deus, independente do que aconteceu antes. E, paradoxalmente, quando você fez isso, você se conectou à tradição de Abraão: A capacidade de permanecer como um indivíduo, e ao mesmo tempo fazer parte da comunidade de Deus.

Esta é a nossa herança. A única questão é quem está disposto a ouvir esse grito, e então agir.


  1. Talmud – Baba Batra 91a
  2. Midrash Rabba (Genesis 38:13)
  3. Midrash Sechel Tov (Genesis 18:2)
  4. Talmud – Avoda Zara 14b
  5. Midrash Rabba (Genesis 38:13)
  6. Genesis 14:13
  7. Pesikta Rabbati 33
  8. Midrash Rabba (Genesis 38:13)
  9. Midrash Rabba (Genesis 39:2)
  10. Midrash Agadda (Genesis 14)


2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *